top of page

Você sabe o que significa o termo “Café de Origem”?


Um café de origem é único e só será realmente considerado "de origem" se for desenvolvido dentro de um contexto com algumas premissas que abordaremos a seguir.


O conceito de café especial segue, de certa forma, a mesma trilha do vinho. O trabalho de melhoria de qualidade no vinho já vem de muitos anos. Baseado em variedades, região de produção, blend e processo de produção, tanto o vinho quanto o café vem fazendo caminhos parecidos.


Na sua origem, a palavra “terroir” significa solo. O termo foi adotado na produção de alimentos para traduzir o conjunto de características especiais que a geografia, a geologia e o clima de um determinado lugar, interagindo com a genética da planta, expressa em forma de sabor e aroma em produtos agrícolas como café, vinho, azeite, chocolates, etc.


A região do sul de Minas é considerada a mais importante na produção de cafés finos do mundo. Os principais fatores de influência na produção de um café com atributos de alta qualidade são:


Clima - precipitações suficientes no período das chuvas, que propiciam uma boa formação dos grãos de café. Inverno seco, que nos permite fazer uma colheita segura, rápida e livre de fermentações indesejáveis nos grãos de café em todo o processo de pós colheita.


Solo - Solos férteis associados a um índice pluviométrico adequado resultam numa boa formação dos grãos. Um grão bem formado possui todos os elementos necessários para completar as características de um bom café.


Altitude - Altitudes entre 900m e 1.200m proporcionam qualidade ao café. Nesta faixa de altitude, o diferencial térmico (diferença entre a mínima da noite e a máxima do dia) é o ideal para o café.

Este diferencial aumenta os sólidos solúveis do fruto, que são os responsáveis pela doçura, aroma, acidez, sabor e corpo na bebida. Agregado a tudo isso, algumas variedades possuem maior potencial para produzir uma bebida com características únicas.


Um café de origem é único pelas combinações acima. Nunca pode ser replicado “fora de sua origem”.

Comments


bottom of page